O plano de negócios é um exercício de planejamento da criação de um empreendimento. Para ter validade, deve ser desenvolvido em bases realistas. Um plano de negócios bem feito deverá estar em condições de ser implantado, de se transformar em uma “empresa incubada”, de sensibilizar parceiros e investidores. Há mais de um caminho para se chegar ao mesmo objetivo e mais de uma solução para resolver os diferentes problemas. É melhor fazer uma escolha que garanta sucesso no longo prazo que escolher a solução mais imediatista de sucesso aparente. O plano de negócios pode também conduzir à conclusão de que o empreendimento deva ser adiado ou suspenso por apresentar alta probabilidade de fracasso. O plano de negócios contém os principais pontos de cunho gerencial a serem considerados na criação de um empreendimento. DOLABELA, F. O segredo de Luísa – uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 1. ed. São Paulo: Sextante, 2008, cap. II (adaptado) A partir das informações do texto, conclui-se que, ao elaborar um plano de negócios, o empreendedor deve considerar que:
Soluções para a tarefa
Respondido por
30
O plano de negócios é feito por alguém que queira abrir um negócio próprio e nele deve constar: a localização do negócio (bairro), o tipo de negócio (alimentício, transporte), prazo de retorno dos investimentos (o quanto mais rápido, melhor) e se naquela área que o negócio for se instalar, verificar se não há competidores. Tendo isso em vista, é que se vê, se vai valer a pena ou não o investimento.
Respondido por
85
objetivos, estratégias e metas estabelecidas no projeto inicial terão que ser flexíveis, para que possam adequar-se à dinâmica ambiental. CORRIGIDO PELO AVA !
Perguntas interessantes