O Plano de Marketing é o momento em que serão pensadas as ações que chamem a atenção para os produtos e/ou serviços do empreendimento. Para isso, são utilizados os conhecidos 4 P's do Marketing: preço, praça, promoção e produto.
Elaborado pelo professor, 2020.
Considerando o texto exposto acima, avalie as afirmações abaixo.
I. Ao se pensar na Praça, o empreendedor tem o objetivo de informar ao cliente a existência dos produtos e suas vantagens e informar como os clientes podem obter esses produtos.
II. A promoção é o momento em que deverá ser pensando no design, desempenho, logo, características técnicas e embalagem do produto. Essa etapa busca a forma correta de expor a empresa e o produto para o mercado.
III. Além dos aspectos financeiros da organização, os preços devem levar em consideração os aspectos mercadológicos e estratégicos do empreendimento.
IV. Um fator importante na análise do Produto é identificar em qual grau de maturação encontra-se o produto no mercado. Dessa forma, deve identificar se o mercado está no início, crescimento, maturidade ou declínio.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Creio que seja a opção III e IV, apenas.
Explicação:
Pagina 102 do livro.
Resposta:
III e IV, apenas.
Explicação:
É importante quando analisamos possibilidades de estratégias de marketing, conhecer o ciclo de vida do produto. Esse ciclo se refere ao grau de maturação que está no
mercado: se o mercado está no início, em crescimento, atingiu a maturidade ou se está
em declínio. Outro aspecto importante, conforme Dolabela (2006), é pensar nas características dos produtos, porque é a partir daí que vamos pensar em estratégias específicas.
Outro ponto levantado por Gomes (2005) é a prática de descontos e promoções, sendo os mais comuns: o preço promocional (diminuição do valor temporariamente), preço
por segmentos diferentes (escolha de critério para conceder descontos, sendo crianças
até 12 anos, um exemplo), preços por regiões geográficas (adequação conforme a realidade de cada local e os custos embutidos para transporte e armazenamento), preços por
sazonalidade (escolha de períodos favoráveis a venda de produto), preços personalizados
(conforme necessidade do cliente, como exemplo, pacotes de viagem), descontos para
pagamento a vista, descontos por volume de compra e concessões para promoções de
venda (incentivos para promover um produto colocando num local de destaque).