Contabilidade, perguntado por larissamuniz865, 1 ano atrás

O plano de estabilização conhecido como Plano Real instituído no Brasil pela MP 434 em 27 de fevereiro de 1994 teve como um de seus principais componentes a simulação de uma economia bi-monetária no país, ou seja, duas moedas “circulariam” ao mesmo tempo, os Cruzeiros Reais seriam a moeda impressa utilizada nas transações e a Unidade Real de Valor (URV) seria responsável pela precificação dos bens e serviços transacionados na economia brasileira.



A partir deste relato sobre o Plano Real e os conceitos sobre moeda apresentados na disciplina, responda aos questionamentos a seguir.



a. É possível dizer que das quatro funções da moeda apresentadas pela disciplina, ficaram duas para cada moeda do Plano Real, ou seja, duas para os Cruzeiros Reais e duas para a URV? Justifique sua resposta apresentando os argumentos teóricos para validar tal afirmação.

b. Porque no período que antecede o plano Real, um ambiente com hiperinflação, a função da moeda denominada reserva de valor não foi cumprida pelas moedas que circulavam no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
13

Respondendo cada item do enunciado:

a) As quatro funções que uma moeda possui são meio de troca (função cumprida pelo Cruzeiro Real), reserva de valor (cumprida pelo Cruzeiro Real), medida de valor (cumprida pela URV) e padrão de pagamento diferido (cumprida pela URV).

Na prática, a moeda realmente utilizada era o Cruzeiro Real, mas seguindo os valores determinados pela URV.

b) A ideia de ser uma reserva de valor é que esse seria um ativo que possivelmente pudesse ser usado no futuro para ser trocado por outra mercadoria. Com a hiperinflação, a moeda perdia valor rapidamente, não podendo cumprir essa função.

Perguntas interessantes