O plano de contas aplicado ao setor público é o elenco de contas, previamente estabelecido, que ao mesmo tempo observa a legislação vigente e atende às necessidades de informação de cada entidade. Neste pressuposto, os objetivos do plano de contas são de estabelecer um rol de contas padronizado, obedecendo a uma formatação dada pela legislação, sem, contudo, deixar de atender às particularidades de cada entidade. É importante entendermos, por exemplo, o que é uma conta contábil, sendo está expressa em valor e/ou quantidade de itens e fatos de mesma natureza. Disso advém que da agregação das contas em grupos de contas de mesma natureza, tem-se o plano de contas.
ASSUMPÇÃO, M. J. Contabilidade Pública aplicada ao setor público. Curitiba: InterSaberes, 2013.
Com base no que foi estudado na disciplina, marque com (V) as proposições verdadeiras e com (F) as proposições falsas, no que se refere a como são classificadas as contas contábeis no âmbito da Contabilidade Aplicada ao Setor Público para, em seguida, assinalar a alternativa com a sequência correta :
( ) Contas patrimoniais;
( ) Contas resultado;
( ) Contas controles orçamentários;
( ) Contas de controles de atos potenciais
A
F – V – F – V
B
V – V – V – V
C
F – F – V – F
D
V – F – V – F
E
F – V – V – V
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
B) V - V - V - V
Todas as contas descritas no enunciado fazem parte do MCASP , que é o manual de contabilidade aplicado ao setor público.
As contas patrimoniais e de resultado estão presentes tanto no âmbito da contabilidade geral como na pública, são cotas as quais qualquer tipo de balanço precisa apresentar para que tenham devida organização segundo tanto o MCAPS ,quando os CPC´s.
Contas de controle orçamentários estão descritas no MCASP.
Contas de controle de atos potencias estão descritas no MCASP.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!
Respondido por
4
Alternativa correta letra B, página 126 do livro.
Perguntas interessantes