O planeta Terra tem uma estrutura formada por camadas, entre elas a crosta. Esta camada é fragmentada em partes chamadas de placas tectônicas que estão em constante movimento, formando e transformando o relevo. Sobre os movimentos das placas tectônicas, podemos dizer que a principal diferença entre movimento convergente e movimento divergente é: *
1 ponto
a) O movimento convergente é a separação das placas, já divergente é deslizamento que ocorre entre duas placas tectônicas.,
b) Movimento convergente se refere ao choque de placas tectônicas, já o divergente é o movimento de separação de placas, os dois são responsáveis pela formação de montanhas.
c) Movimentos divergente e convergente são a subida e descida das placas tectônicas, devido a temperatura da crosta.
d) As placas tectônicas não fazem movimentos convergentes e nem divergentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação:
Nas áreas de separação, o afastamento entre as placas permite que o material magmático chegue a superfície, dando origem a novas rochas. Desse modo, as placas estão em constante renovação.
|
Nas áreas de choque, ocorrem dois fenômenos: o dobramento da borda de uma das placas e o "desaparecimento" da borda da outra, que mergulha em direção ao manto.
O dobramento da borda dá origem ás cadeias montanhosas da Terra e explica o fato de encontrarmos fósseis de animais marinhos e outros registros de vida subaquática em altas atitudes.
A diferença entre o movimento convergente e divergente, presentes na camada fragmentada em partes chamadas de placas tectônicas, é que no movimento convergente as placas se encontram e no movimento divergente as placas se afastam.
A alternativa (b ) descreve corretamente os processos de convergência e divergência entre as placas tectônicas.
Ambos os movimentos podem formar montanhas. No movimento convergente, há várias situações. Pode haver o encontro entre duas placas continentais e dar origem a grandes e expressivas cadeias montanhosas como os Himalaias.
Pode ocorrer o encontro entre uma placa oceânica e uma continental e originar uma cadeia montanhosa como os Andes e formar uma fossa oceânica (desnível no fundo do oceano quando a placa afunda no manto). Pode ocorrer o encontro entre duas placas oceânicas dando origem a arco de ilhas (cadeia de vulcões) e uma fossa oceânica, como o que ocorre no Japão.
Através do movimento divergente os vulcões aparecem em virtude do grande derramamento de lava que ocorre durante o afastamento entre as duas placas. Este é o caso da formação da Dorsal Meso Atlântica, grande cadeia montanhosa presente no fundo do oceano Atlântico.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/27469664
-b) Movimento convergente se refere ao choque de placas tectônicas, já o divergente é o movimento de separação de placas, os dois são responsáveis pela formação de montanhas.
-b) O resfriamento da lava forma as rochas e quando se acumula pode originar montanhas, planaltos e ilhas.
:)