O planeta terra tem mais de 8,7 milhões de espécies conhecidas. Como explicar essa enorme diversidade de organismos? Tem relação com a evolução biológica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A diversidade biológica, ou biodiversidade, é representada por todas as espécies de seres vivos existentes no planeta. Representa, portanto, o conteúdo vivo da Terra no seu conjunto: tudo o que vive nas montanhas, nas florestas, nos oceanos. É encontrada em todos os níveis, desde a molécula de DNA até a biosfera, englobando não só todas as espécies de plantas, animais e micro-organismos, mas também os processos ecológicos e os ecossistemas aos quais pertencem.
A biodiversidade refere-se portanto à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e entre espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas. Ainda, a biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitabilidade) dessas categorias.
Explicação:
representada por todas as espécies de seres vivos existentes no planeta. Representa,
portanto, o conteúdo vivo da Terra no seu conjunto: tudo o que vive nas
montanhas, nas florestas, nos oceanos. É encontrada em todos os níveis,
desde a molécula de DNA até a biosfera, englobando não só todas as
espécies de plantas, animais e micro-organismos, mas também os
processos ecológicos e os ecossistemas aos quais pertencem.