O planeta nunca mais foi o mesmo depois do século XVIII. Com velocidade estonteante, as fábricas tomaram o lugar do artesanato e as cidades cresceram. Em dois séculos, mecanizamos a agricultura e construímos veículos a vapor. Há controvérsias sobre a data exata em que a Revolução Industrial começou. Mas é certo que, na virada do século XVII para o XVIII, o cenário econômico europeu já apontava que muitas mudanças iriam acontecer. Mas não se tratava apenas de inovações econômicas e tecnológicas. No fim do século XVII, fazendeiros europeus começaram a arrendar terras para usar na criação de ovelhas, e isso forçou as pessoas a migrarem para os centros urbanos. Em consequência, surgiram os operários e as metrópoles. O desenvolvimento do capitalismo industrial na Europa foi marcado por diversas mudanças, tais como, *
0 pontos
a) a migração de pessoas das cidades para o campo, pela necessidade de terras para as fábricas.
b) a transformação da produção através do desenvolvimento das manufaturas e do artesanato.
c) o advento das cidades, que foram criadas para abrigar os empregados das primeiras fábricas.
d) o surgimento de uma nova classe social vinculada às fábricas e às metrópoles: os operários
preciso para hojeee!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D.
Explicação:
O advento da Revolução Industrial criou duas novas classes sociais, a burguesia e o proletariado. A letra D é a que mais me parece coerente com o enunciado da questão, tendo em vista que a migração foi do campo para a cidade; houve sim a transformação proposta na B, mas do artesanato para a manufatura e em seguida para a maquinofatura (nesta sequência); surgiu sim, a classe operária, mas concomitante à classe burguesa.
Sobre as mudanças provocadas pelo desenvolvimento do capitalismo industrial, estão corretas as informações da alternativa d.
Ao contrário do que se afirma na alternativa a, a migração ocorreu do campo para as cidades, ocasionado pelas políticas de cercamentos.
Os cercamentos foram medidas político-econômicas tomadas pela coroa inglesa afim de favorecer o mercado têxtil, transformando terras comuns a senhores feudais e servos em propriedades privadas destinadas à criação de ovelhas.
A medida provocou êxodo rural, favorecendo a futura revolução industrial, que faria surgir uma nova classe social: os operários. Indivíduos cuja força de trabalho era explorada intensamente pelos burgueses proprietários das fábricas.
Veja mais em:
brainly.com.br/tarefa/9439144