O planeta e composto por ¾de água e o resto de terras firmes
Soluções para a tarefa
Resposta:
PODERIA EXPLICAR A PERGUNTA
Explicação passo-a-passo:
A água cobre cerca de 70% da superfície da Terra e totaliza um volume de 1386 milhões de quilómetros cúbicos ([1]). Não obstante, a quantidade de água doce disponível para utilização humana é limitada pelas condições naturais do planeta. A água doce é geralmente definida como a água com uma salinidade inferior a 1% da observada nos oceanos, ou seja, cerca de 0.35‰.
Clica nesta imagem para consultar uma apresentação sobre a água existente na Terra.
De facto, apenas 2,5% de toda a água existente na Terra é doce, sendo o resto salgada (a maior parte encontra-se nos oceanos). Destes 2,5%, a maior parte (1,8%) está retida em forma de gelo na Antártida, no Ártico e nos glaciares, não estando disponível para uso humano.
As necessidades em água da humanidade e dos ecossistemas terrestres têm de ser satisfeitas com base nos restantes 0,7% da água doce existente no planeta, que totalizam cerca de 10,7 milhões de quilómetros cúbicos ([2]).
A distribuição desses 0,7 % de água doce na Terra, num determinado instante, é a seguinte:
10530000 quilómetros cúbicos estão armazenados em aquíferos subterrâneos.
129000 quilómetros cúbicos encontram-se a circular na atmosfera.
91000 quilómetros cúbicos estão armazenados nos lagos naturais.
29090 quilómetros cúbicos estão incorporados nos pântanos, solos e nos seres vivos.
2120 quilómetros cúbicos encontram-se a escoar nos rios, volume constantemente substituído pela precipitação e o degelo registado nas bacias de drenagem.
Existe uma discrepância entre as zonas mais povoadas e que carecem de mais água e as zonas em que a água é mais abundante. Infelizmente, as principais reservas naturais de água subterrânea, armazenadas em aquíferos, estão em zonas relativamente pouco povoadas. Por outro lado, as grandes massas de água doce gelada encontram-se nas regiões polares e é essencial, para a manutenção do nível dos mares e para estabilidade do clima, que se mantenham como estão, não sendo razoável contar com essa água para utilizações humanas.