ENEM, perguntado por mateusgoncalves7745, 11 meses atrás

O planejamento tributário busca fazer com que o contribuinte tire proveito dos benefícios fiscais expressamente previstos em lei. No entanto, a conduta do contribuinte para pagar menos impostos pode ser classificada como elisão fiscal ou evasão fiscal. Quanto à elisão fiscal, é correto afirmar que: oculta um evento tributável já ocorrido. preza pela validade do negócio jurídico. pode suceder a ocorrência do fato gerador. pode modificar as características essenciais do fato gerador.

Soluções para a tarefa

Respondido por marcyabueno
50

Boa noite!


A evasão fiscal, popularmente conhecida como “sonegação fiscal”, sendo considerada crime, consiste em se utilizar de manobras para evitar o pagamento de impostos em total descumprimento às leis tributárias.


Essa conduta ilícita é geralmente praticada após a ocorrência do fato gerador, como por exemplo, não declarar uma venda ou não emitir nota fiscal.

Já a elisão fiscal ou planejamento tributário, é uma prática contábil lícita, que permite a uma empresa adequar-se ao formato mais vantajoso quando for recolher seus impostos, procurando formas para diminuir a carga tributária de forma legal, buscando brechas na legislação.


Isso ocorre, por exemplo, quando uma empresa que opta pelo lucro presumido e que tenha faturamento relevante a prazo, opta por calcular e recolher os tributos pelo regime de caixa, vez que somente pagaria pela receita efetivamente recebida. A elisão fiscal ou planejamento tributário é adotada antes do fato gerador.


Assim sendo, a elisão fiscal não oculta um evento tributável já ocorrido, nem sucede a ocorrência do fato porque ela ocorre antes do fato gerador.


Também não pode modificar as características do fato gerador, apenas adequá-las de forma a diminuir a carga tributaria.


Portanto, a elisão fiscal preza pela validade do negócio jurídico, pois busca brechas legais com o propósito de produzir efeitos lícitos.


Espero ter ajudado!

Respondido por vanderleiamaral991
0

Resposta:

elisão fiscal preza pela validade do negócio jurídico,

Explicação:

Através da elisão o contribuinte busca brechas legais com o propósito de produzir efeitos lícitos

Perguntas interessantes