Administração, perguntado por itamarjr944, 10 meses atrás

O planejamento proporciona aos gestores uma reflexão sobre onde se pretende chegar e quais podem ser os possíveis problemas, levando-os a uma solução e prevendo soluções para direcionar as decisões e superar os problemas do dia a dia das empresas. Porém, devemos lembrar que existem três tipos de planejamento, que são determinados pelo tempo de execução: o estratégico, o tático e o operacional. Com base no material de estudos, descreva ações e estratégias da qualidade aplicáveis a cada nível hierárquico.

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
11

Para uma eficaz gestão de uma empresa, o planejamento é ferramenta essencial do gestor.

Na "pirâmide organizacional" dos diferentes tipos de planejamento, a base da pirâmide é o operacional, executado pelos supervisores e atrelados a objetivos e resultados bem definidos e de curto prazo.

Subindo um pouco na hierarquia, temos o planejamento tático, efetivado pelos gerentes e cuja visão se dá pela divisão em departamentos e ocorre a médio prazo.

Por fim, no topo da pirâmide, tempos o planejamento estratégico, feita pela alta administração e que se concentra na visão da empresa, com foco no longo prazo.

Respondido por JaciGQ
9

Resposta:

O planejamento tem papel essencial para a gestão eficaz de uma empresa. Pode-se considerar os três níveis hierárquicos como a "pirâmide estratégica da organização".

Com enfoque nas ações e estratégias da qualidade aplicáveis a cada nível hierárquico, podemos destacas as seguintes atribuições:

1. Nível operacional (base da pirâmide): é o nível em que a execução é garantida pelos supervisores, onde se tem o controle dos processos produtivos, o monitoramento da variabilidade do processo, aplicação das ferramentas da qualidade e proposta de melhorias processuais;

2. Nível tático (meio da pirâmide): gerido pelos gestores, que nesse nível, são responsáveis pelas definições de estratégias a médio prazo. Tem-se também nesse plano o controle da qualidade, a capacitação e motivação dos colaboradores e o controle de custos e desperdícios;

3. Nível estratégico (topo da pirâmide): composto pela alta administração e que se concentra na visão da empresa, com foco no longo prazo. Nesse nível é onde se estabelecem as diretrizes, define-se o manual de qualidade, analisa-se o ambiente (interno e externo) e se estabelecem a metas a serem alcançadas.  

Bons estudos!

Perguntas interessantes