O planejamento, o monitoramento e a avaliação de projetos de extensão são importantes etapas para a construção de uma proposta bem estruturada e que propicie alcance dos objetivos delineados pelos extensionistas. Para que tenham êxito, as propostas devem ser preparadas de acordo com a realidade da comunidade rural a que se destina, tanto na questão de tecnologia no campo quanto na questão da realidade social do produtor.
Acerca do monitoramento e da avaliação, assinale a alternativa que apresenta atividades de avaliação.
A.
Fazer uma coleta rotineira de indicadores, comparando os resultados com as metas; possibilitar conhecer as conclusões do projeto; e elaborar planos de ação.
B.
Analisar se os resultados alcançados foram os esperados; tornar mais claros os resultados do projeto; e informar sobre o progresso à chefia, alertando sobre os problemas.
C.
Medir o impacto e a sustentabilidade dos projetos; identificar os possíveis desvios para alcançar os resultados; e tornar os resultados mais claros.
D.
Conectar as atividades e seus recursos aos objetivos; explorar resultados não esperados; e fornecer lições aprendidas.
E.
Identificar desvios com o intuito de alcançar os resultados; explorar resultados não esperados; e fornecer lições aprendidas com recomendações para a melhoria dos resultados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: E.
Identificar desvios com o intuito de alcançar os resultados; explorar resultados não esperados; e fornecer lições aprendidas com recomendações para a melhoria dos resultados.
Explicação: São atividades de avaliação dos projetos de extensão rural: analisar se os resultados esperados foram ou não alcançados; identificar os potenciais desvios para alcançar os resultados; medir o impacto e a sustentabilidade dos resultados do projeto; explorar novos resultados não esperados; fornecer lições aprendidas, oferecendo recomendações para a melhoria; e possibilitar conhecer as conclusões do projeto, além de elaborar planos de ação.
Perguntas interessantes