O Planejamento Estratégico Situacional (PES) trata-se de um mecanismo articulador das políticas públicas, permitindo visualizar o comprometimento dos agentes internos e externos em torno de um plano estratégico. A falta de planejamento e o improviso tornaram-se características da gestão pública. Para que um problema da população seja atendido é necessária uma política pública (instrumento), uma ação, um objeto de intervenção que foi originado de um planejamento, um estudo situacional. BIAZON, Victor Vinicius; MENDONÇA, Claudia. Gestão de Projetos Voltados ao Setor Público. Maringá: UniCesumar, 2015. Sobre a estrutura para que o planejamento do estudo situacional aconteça, avalie as afirmações abaixo:
I - Está contido na Identificação do Objeto de Intervenção os tipos de políticas públicas subdivididos quanto a natureza, quanto a abrangência e quanto aos impactos.
II - Cabe a Caracterização do Contexto do Objeto de Intervenção verificar a existência dos recursos disponíveis para elaboração e implantação de uma política pública. Dentro da Dimensão Ambiental das Políticas Públicas se faz necessário verificar a amplitude social dos que receberão os benefícios.
III - A dimensão político-partidária é formada pelos assessores parlamentares que atuam no ambiente e pelas relações de poder que se estabelecem entre quem tem a maior bancada no governo.
IV – Para que a intervenção aconteça os estudos situacionais ocorrem levando em consideração as pretensões politico partidárias e os interesses financeiros dos partidos, sendo necessário ainda, apresentar estudos quantitativos de qual retorno cada membro do partido irá receber.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1: I e II, apenas.
Alternativa 2: I e III, apenas.
Alternativa 3: II e IV, apenas.
Alternativa 4: III e IV, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A alternativa correta é a Alternativa 3: II e IV, apenas.
Matus desenvolveu uma proposta conceitual e metodológica intitulada Planejamento Estratégico Situacional (PES), que contempla um conjunto de métodos a serem utilizados nos diversos momentos do processo de planejamento, quais sejam, o explicativo, o normativo, o estratégico e o tático-operacional.
Diferentemente da abordagem tradicional, a flexibilidade é a palavra-chave no planejamento situacional. Os planos de ação elaborados podem passar por adaptações e reformulações de acordo com o comportamento de diferentes variáveis situacionais.
Espero ter ajudado.
leomartinsro:
NA 4 "apresentar estudos quantitativos de qual retorno cada membro do partido irá receber". isso é corrupção... CORRETAS 1 e 2 apenas.
Respondido por
7
Resposta:
alternativa "A",
Explicação: I e II apenas
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Pedagogia,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás