ENEM, perguntado por scfRWGRTTJNDETYHS, 2 meses atrás

O planejamento estratégico, mais do que a busca de um plano formal, é um rico processo de discussão de oportunidades e de análise da realidade da empresa. O planejamento estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado.”
Atuar na área industrial requer flexibilidade e agilidade nas tomadas de decisão, é lidar com diversas variáveis e recursos, conhecer cada um deles direciona o profissional ser mais assertivo em suas decisões e na busca da geração de novas oportunidades. Este cenário revela uma grande significância da nossa disciplina de Planejamento Estratégico. Através de um planejamento se reduz os riscos e evidencia o melhor proveito dos recursos dentro de uma empresa na área industrial. Aplicar os conceitos do planejamento estratégico possibilita que o negócio na área industrial que você atuará ou está atuando tenha um futuro
desejado e planejado por meio da organização dos recursos alinhados com o fator estratégico, onde a empresa quer estar. Bom, e que tal experimentar um caso prático da adaptação de uma indústria no período de pandemia através de um planejamento? É ainda melhor, concorda? Sendo assim, lhe convido a assistir o vídeo do link abaixo. Gostaria de levar você a uma reflexão... A pandemia trouxe para muitas empresas uma adaptação muito mais acelerada. Ou as empresas mudavam ou eram mudadas. Pense em quais exemplos você conhece de empresas na área industrial que precisaram se adaptar e
mudaram seus planejamentos.

No nosso próprio livro didático de Planejamento Estratégico estudamos e aprendemos sobre conceitos que direcionam para realizar um planejamento correlacionado com a estratégia. Um desses conceitos foi:
“Numa empresa, a estratégia está correlacionada à arte de utilizar, adequadamente, os recursos físicos, tecnológicos, financeiros e humanos, tendo em vista a minimização dos problemas internos e a maximização das oportunidades que estão no ambiente empresarial, o
que não é controlável.” (OLIVEIRA, 2013, p. 188 apud PARDO, PAIÃO, 2022).

Chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na massa, e partir para a Ação. Nesta atividade Mapa você será convidado a definir o negócio de uma empresa na área industrial, analisar o seu ambiente interno e externo e após
isso realizar alguns planejamentos.

Portanto, se posicione como um futuro profissional e explore os ambientes profissionais para obter novos conhecimentos e habilidades.
Você terá algumas etapas para atingir o seu objetivo nesta atividade

Mapa, vamos para cada um deles.

Etapa 1 - Escolhendo o segmento industrial no ambiente profissional
Você deverá escolher um segmento industrial no ambiente profissional que irá realizar a sua atividade mapa, poderá ser um segmento que você já atua, ou já atuou, ou até mesmo, um segmento que tem grande destaque na sua região ou cidade.

Etapa 2 - Análise dos ambientes internos e externo no ambiente profissional

Agora no ambiente profissional, você deverá ir a “campo” e fazer uma pesquisa real no segmento escolhido na etapa 1, essa pesquisa deverá pontuar os principais fatores externos que impactam o segmento escolhido, e os principais fatores internos que estão no segmento
escolhido.

Portando pontue:

2.1 - Fatores do ambiente externo
2.2 - Fatores do ambiente interno

Etapa 3 - A implementação da estratégia através da análise dos ambientes

Agora, ao explorar os ambientes profissionais, você dará um passo importante nesta etapa que é a implementação de estratégia.
Pense em elaborar uma estratégia para aumentar os ganhos deste segmento escolhido, fazendo com que as forças deste segmento conquiste oportunidades de negócio.

E nessa implementação você utilizará um modelo, que é o modelo básico de formatação de estratégia da escola de design, segue a figura:
Fonte: adaptada de Mintzberg (2004)

Soluções para a tarefa

Respondido por herbertnascimento242
0

Resposta:

Visando a construir uma política de preços que esteja subsidiada pela concorrência, deve-se buscar conhecer o mercado onde se está atuando, para isso, recomenda-se que você siga os três passos seguintes:

Explicação:

a) Fazer uma busca de todos os concorrentes do setor, levantar dados como localização, estilo do salão, lista de serviços oferecidos, tipos de produtos que eles utilizam, qualidade do serviço, informações de clientes disponíveis nas redes sociais sobre aqueles estabelecimentos e todas as demais informações que estejam disponíveis.

b) De posse das informações acima mencionadas, juntamente com a equipe que trabalhará na empresa, selecionar quais são os principais concorrentes que a empresa tem. Deve-se prezar aqui por empresas que atendam o mesmo público-alvo e que ofereçam a mesma qualidade de serviço.

c) Selecionadas as empresas que são as principais concorrentes, e deve ser realizada uma busca mais aprofundada sobre os preços que esses concorrentes cobram. Buscar, então, posicionar os preços cobrados o mais próximo possível aos preços dos concorrentes para que, assim, a empresa seja uma opção possível aos clientes almejados.

Perguntas interessantes