Administração, perguntado por luisbardellape4xuf, 7 meses atrás

O planejamento estratégico é uma das formas mais eficientes de se ter gestão do próprio negócio, pois através dele as empresas poderão delinear um futuro esperado e traçar maneiras para alcançá-lo, havendo também a possibilidade de mudar os planos, caso seja necessário, a fim de suprir as necessidades do consumidor, do colaborador e do mercado.

O planejamento estratégico, se bem aplicado, pode tornar a empresa mais competitiva, atuando como um instrumento de comunicação, de acompanhamento e, principalmente, de aperfeiçoamento do aprendizado nas organizações. Assim, não somente empresas privadas, como públicas, ongs, oscips e qualquer outro tipo de organização, para obter êxito, irá se valer de um planejamento estratégico baseado em análise de cenários e refletindo sobre contextos tão diversos.

Sobre os níveis de planejamento, podemos dizer que:

Escolha uma opção:

a. O planejamento estratégico tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. É desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para consecução de objetivos previamente fixados no planejamento.

b. O planejamento estratégico deve ser considerado apenas como uma afirmação das aspirações de uma empresa, pois inclui também os sonhos e desejos para o futuro. Não é necessário se ater ao que deve ser feito para transformar essas aspirações em realidade. Só é eficiente desde que seja utópico pois este nível de planejamento permite criar realidades mesmo que essas sejam inalcançáveis pois os gerentes entendem que é uma forma de gerar motivação entre os colaboradores.

c. Não há como fazer uma distinção clara entre as três modalidades de planejamento. Os três tipos coexistem e devem ser trabalhados continuamente. Uma vez estabelecidos, tornam-se a direção para adequar-se às exigências do mercado e criar vantagem competitiva através do aproveitamento das oportunidades e minimização dos riscos.

d. O planejamento tático pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas; é elaborado pelos níveis organizacionais inferiores com foco básico nas atividades rotineiras da empresa.

e. O planejamento estratégico, de forma isolada, é suficiente, uma vez que o estabelecimento de objetivos a longo prazo, bem como seu alcance, resulta numa situação distinta, pois existem ações mais imediatas que operacionalizem o planejamento estratégico. A falta desses aspectos não será suprida através do desenvolvimento e implantação dos planejamentos táticos e operacionais de forma integrada.

Soluções para a tarefa

Respondido por jaquelineata23
1

Resposta: Opção C - Não há como fazer uma distinção clara entre as três modalidades de planejamento. Os três tipos coexistem e devem ser trabalhados continuamente. Uma vez estabelecidos, tornam-se a direção para adequar-se às exigências do mercado e criar vantagem competitiva através do aproveitamento das oportunidades e minimização dos riscos.

Explicação:

Perguntas interessantes