O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é muitas vezes considerado o centro das operações em uma empresa. Isso porque ele integra informações de diferentes setores para planejar a produção de bens e serviços que irão gerar faturamento a um custo controlável. Ou seja, um processo de PCP bem estruturado pode aumentar o lucro da empresa, reduzindo, por exemplo, custos com atrasos e estoque de materiais.
O PCP trabalha com dados e um tipo de dados muito importante para o planejamento é o da demanda por produtos. Estes dados são processados na etapa de Previsão de Demanda, que utiliza técnicas de previsão qualitativas e quantitativas.
Considerando o contexto do PCP na empresa e as técnicas de previsão, responda:
a) Discorra sobre as atividades executadas nos planejamentos de longo prazo, médio prazo, curto prazo, curtíssimo prazo e nas etapas de execução e controle.
b) Explique quais são as técnicas de previsão de demanda e dê exemplo de situações em que cada técnica pode ser aplicada.
Soluções para a tarefa
Resposta:a) As atividades no planejamento à Longo prazo, é onde se faz a previsão de demanda, aqui são estruturadas as políticas de estoque, atendimento a demanda, mão de obra e de investimentos. Nas atividades do planejamento a Médio prazo está incluso o estudo da capacidade de produção, previsão de demanda desagregada, os pedidos efetivados e a capacidade de estoque de produtos acabados. Quando se faz o planejamento a Curto prazo, estamos falando dos materiais utilizados, suas necessidades(quantidade), os detalhes da produção, os registros dos produtos acabados no estoque, os detalhes como: lista técnica, desenho do produto (como deverá ficar o produto acabado), tempo necessário para fabricação e onde será produzido tal produto (linha de produção) que melhor se adapte ao produto. Na etapa do planejamento de Curtíssimo prazo, falamos do detalhamento da produção, da fabricação e montagem do produto acabado, no planejamento de Execução e controle, evidenciamos as compras das matérias primas, os fornecedores de insumos, o processo de fabricação na linha de produção (chão de fábrica), tratamos ainda da distribuição do produto acabado. b) Demanda Pontual: é quando surge uma necessidade esporadicamente e depois ela vai reduzindo drasticamente, como os enfeites de Natal, que surgem num determinado período do ano e depois tendem a desaparecer do mercado até o próximo ano.A Demanda Repetitiva é quando temos o consumo de um determinado produto de forma regular ao longo do ano como por exemplo, os calçados e roupas, estes podem até sofrer variações ao longo do ano a depender de estações, festividades, etc, porém são consumidos o ano todo.
Explicação: Respostas do livro de gestão da qualidade, pág 151 até 156