O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala e não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burr0, que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imb&cil, que da ignorância política nascem a pr0stituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e bajulador das empresas nacionais e multinacionais.” Berthold Brecht.
De acordo com o texto podemos afirmar que:
a-) Problemas sociais como a prostituição, a violência, o tráfico de drogas e a questão dos menores abandonados sempre existiram e sempre existirão na sociedade, pois nem todos sabem aproveitar as oportunidades.
b-) Somente as pessoas ilustres são analfabetos políticos.
c-) A participação política das pessoas é de suma importância para a resolução dos problemas sociais.
d-) O Analfabeto político, apesar de sua indiferença, é uma pessoa que se importa com os rumos da sociedade.
e- A atuação política é a marca característica do analfabetismo político.
Soluções para a tarefa
Resposta: C é correta
Explicação:
Segundo as considerações de Berthold Brecht acerca do analfabetismo político, a participação política das pessoas é de suma importância para a resolução dos problemas sociais. Alternativa C.
Analfabetismo político, para Berthold Brecht
O estudioso alemão traça o perfil daqueles que por orgulho ou desinformação preferem não se envolver na política, considerando que se trata de um conceito unicamente partidário, ou que sua humilde participação nos processos de votação em nada modificará os rumos da nação.
Os analfabetos políticos desconhecem seu poder e menosprezam os processos democráticos, segundo Berthold Brecht, visto que em razão da participação social os políticos ascendem aos cargos e passam a colocar em prática suas propostas.
Assim, o anseio pela mudança de cenários desiguais e injustos deve acompanhar o ato do voto. Sendo cada eleitor importante, desde que este saiba corretamente escolher seus representantes.
Mais sobre analfabetismo político: brainly.com.br/tarefa/18829408
#SPJ5