O pintor Debret, assim como outros artistas da missão francesa no Brasil, ocupou-se de observar e retratar a maneira como viviam as pessoas aqui, tanto as que possuíam privilégios, como de grupos sociais subalternos (sugiro que pesquisem o significado desta palavra). Observe com atenção as imagens incluídas no conteúdo da aula passada, reflita e escreva:
a) Quem realizava a maior parte dos trabalhos nas residências, oficinas e no campo?
b) Em uma das imagens, o pintor retratou a escravização de um determinado grupo de pessoas diferente das demais retratadas. Quem eram?
c) Por meio das imagens, você pode concluir algo sobre o tratamento destinado às pessoas escravizadas? O que pôde observar e concluir?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O pintor francês Jean-Baptiste Debret foi um dos principais artistas que integraram a denominada Missão Artística Francesa, isto é, uma expedição de artistas que veio para o Brasil em 1817 amparada por D. João VI, que havia elevado o Brasil à condição de Reino Unido, em 1808, e aqui residia. Assim como os outros artistas que aportaram, Debret contribuiu para o desenvolvimento das belas-artes no Brasil e também soube construir uma interpretação bastante rica da vida nos trópicos, no século XIX. Nesse sentido, pode-se falar de um “Brasil segundo Debret”, ou seja, um Brasil interpretado por Debret em suas telas.
Debret e seus conterrâneos que vieram para o Brasil faziam parte do Neoclassicismo francês, um movimento artístico que entrou em franco declínio após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815. Com a oportunidade de partir em direção ao Brasil, Debret viu também um horizonte de possibilidades para as suas habilidades artísticas e intelectuais. Sua estadia nos trópicos foi tão profícua que resultou, anos mais tarde, no livro “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, publicado em Paris, no ano de 1831.