O piloto de um avião de salvamentos lança uma mala com alimentos a 1000m de altura em relação ao solo sabendo que o avião escreve uma trajetória retilínea e horizontal e que desenvolve velocidade v= 100m/s,determine. A) A que distância horizontal do avião,relativa ao instante do lançamento caiu a mala B) com que velocidade a mala chegará ao solo (velocidade resultante vr).
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
a) A que distância horizontal do avião, relativa ao instante do lançamento, caiu a mala.
Resposta: 0 metros.
Explicação: Considerando a primeira lei de Newton, sabemos que todo corpo em movimento, tende em continuar em movimento. Logo, quando a mala é abandonada do avião que está com uma velocidade de 100 m/s para frente, a mala também percorrerá todo seu trajeto de queda com uma velocidade para frente de 100 m/s. Ou seja, horizontalmente ela acompanha o avião. Por causa disso, a distância horizontal em que a mala vai estar do avião no instante em que ela cai na terra é de 0 metros. Sendo assim a única distância que separa a mala da aeronave é a altura desse veículo ao chão. Não foi citado no texto, mas para resposta consideramos situações ideiais, onde não há resistência do ar.
b) Resposta: 141,42 m/s²
Explicação: Para responder essa pergunta utilizamos uma fórmula de movimento retilíneo uniformente variado. Com isso considere:
Vf² = Vo² + 2aΔS
Macete: (vi vovó mais duas amigas num triângulo sertanejo)
Vf = velocidade final
Vo = velocidade inicial
a = aceleração que no caso é a gravidade
ΔS = o espaço percorrido que no caso é a altura
Sabendo que a gravidade vale 10 m/s², e a velocidade inical é zero, uma vez que a mala foi solta (não confunda essa velocidade como sendo 100 m/s, pois essa velocidade é horizontal e não vertical), temos:
Vf² = Vo² + 2aΔS
Vf² = 0² + 2 x 10 x 1000
Vf² = 0 + 20000
Vf² = 20000
Vf = √20000
Vf = 141,42 m/s²
Logo, sua velocidade final é 141,42 m/s².
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás