Química, perguntado por mulherdosuho, 10 meses atrás

O pH do sangue dessa pessoa deve aumentar ou diminuir? O sangue deve ficar mais ácido ou menos ácido? A pessoa entraria em acidose ou em alcalose? Explique utilizando a equação de equilíbrio químico e a expressão que permite o cálculo do pH?

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
11

O pH sanguíneo é determinado por diversos fatores nele inseridos, mas os principais consistem na concentração dos gases respiratórios (O2 e CO2) e de bicarbonato (proveniente do sistema excretor-renal) na corrente sanguínea. Qualquer desequilíbrio pode levar a um distúrbio ácido-básico, uma acidose ou alcalose, que pode ser metabólica, respiratória ou mista.


A acidose geralmente é causada pelo excesso de CO2 na corrente sanguíneo (acidose respiratória) ou diminuição da concentração de bicarbonato (acidose metabólica), mas também pode ser a junção das duas (acidose mista).


Já a alcalose é determinada pela baixa concentração de CO2 na corrente (alcalose respiratória) ou aumento da concentração de bicarbonato (alcalose metabólica), e do mesmo modo pode haver uma alcalose mista.


A existência de alcalose não exclui uma acidose, mas não ocorrem pelo mesmo motivo. Por exemplo, um paciente pode ter acidose metabólica e alcalose respiratória.


Assim, para manter o pH correto, os valores de cada um dos elementos deve estar dentro dos valores normais. O cálculo do pH é feito pela equação a seguir:


pH = ㏒ \frac{1}{H⁺}

Perguntas interessantes