O petróleo é a mais importante commodity do mundo, o que significa que possui o maior mercado envolvendo as matérias-primas. Um dos maiores produtores de petróleo é a vizinha do Brasil, a Venezuela, com grandes reservas e uma participação importante no comércio do óleo. O que tem chamado a atenção da comunidade internacional, no entanto é um anúncio de que a Venezuela estará importando petróleo. Leia a reportagem a seguir que trata do tema:
Importação de petróleo gera polêmica na Venezuela Um dos maiores exportadores do mundo, país diz que precisa de petróleo leve para diluir petróleo bruto; críticos veem medida como sinal de crise no setor.
Um dos maiores exportadores de petróleo, a Venezuela está tendo que importar petróleo leve (Foto: Reuters).
O país confirmou a informação nesta segunda-feira (20), quando a estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) soltou um comunicado, explicando que buscará petróleo leve no exterior "devido à necessidade de utilizá-lo como diluente do petróleo pesado da Faixa Petrolífera de Orinoco 'Hugo Chávez' (FPO), já que o petróleo pesado não pode ser produzido ou transportado sem ter sido anteriormente misturado com um hidrocarboneto de menor densidade".
O comunicado vem após informações veiculadas pela agência Reuters de que a Venezuela estaria em negociações com a Argélia sobre a importação do produto e fechado a compra de dois carregamentos de petróleo leve de origem russa.
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 22 out. 14.
Analisando a participação da Venezuela na produção de petróleo e o contexto global da commodity, é correto afirmar:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Apesar de ser a commodity mais importante do mundo, países como a Venezuela não são isentos da competição global ou necessidades de importação.
Perguntas interessantes