O pesquisador André Monteiro, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em Pernambuco, estuda desde 2013 os impactos da obra em comunidades por onde os canais passaram. A pesquisa concluiu que as obras de transposição do rio São Francisco afetaram várias pessoas, entre elas povos vulneráveis como indígenas e quilombolas. Em muitos casos, segundo o pesquisador, moradores foram expulsos com indenizações baixas e que geraram problemas sociais. (Fonte: Adaptado de MADEIRO, C. Via UOL Notícias. Disponível em: Acesso em: 04 maio 2017.) Analise as afirmações abaixo:
I. O texto aborda questões socioeconômicas da região nordeste após o início das obras da transposição do rio São Francisco.
II. O texto justifica a importância do desenvolvimento sustentável e dos projetos de mitigação de impactos socioambientais da transposição.
III. O texto deixa claro que é necessária a análise das questões sociais e dos povos afetados pelas obras de transposição do rio São Francisco.
São corretas as afirmações: Escolha uma:
a. II e III, apenas.
b. I, II, III.
c. III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. I, apenas.
darle2:
Resposta correta: III,apenas
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
b. III, apenas. corrigido pelo ava
Respondido por
0
A alternativa C) é a correta.
O texto deixa claro que é preciso analisar as questões sociais dos povos afetados pela transposição do rio São Francisco, no caso, dependendo da região, não mudou absolutamente nada, e em outras, fez toda a diferença, como é o caso das populações que de fato sofriam com a falta de água.
É necessário que haja um pensamento voltado para o desenvolvimento sustentável, porém, a transposição do rio São Francisco causou impactos aos seres vivos que viviam no ecossistema daquele rio, que em sua maioria foram negativos.
A falta de água é um problema em algumas regiões do nordeste e do norte, e isso afeta diretamente a vida das pessoas que ali vivem.
Caso queira estudar mais:
https://brainly.com.br/tarefa/11825869
Anexos:
Perguntas interessantes