Filosofia, perguntado por anaberlanda123, 1 ano atrás

O período republicano no Brasil se caracteriza, dentre outros aspectos, pelo estabelecimento da ampliação do acesso à educação para a população nacional (AGUIAR; CASTELEIRA, 2018). Nas últimas décadas do século XX e, principalmente, nos primeiros quinze anos do século XXI, assistiu-se a avanços expressivos nesse sentido. AGUIAR, Gilson da Costa; CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá-PR: UniCesumar, 2018. Em se tratando da relação entre políticas públicas e instituições de educação infantil no início do Brasil República, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A preocupação com as crianças era pautada pelo olhar assistencial e da saúde, uma vez que no fim do período imperial e no início do período republicano, as ações e programas tinham caráter médico-sanitário, alimentar e assistencial. PORQUE II. A herança do período imperial era de proteção à infância por meio de políticas públicas que garantissem o combate à mortalidade infantil, com atuação exclusiva do poder público. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por eubarbaranatielly
8

Resposta:

1

Explicação:

Respondido por vanessafonntoura
29

A respeito das asserções a alternativa correta é a Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

No período imperial brasileiro, é instituído um modelo de governo centralizado, onde a primeira Constituição brasileira não apresentava uma atenção especial em relação à criança, refletindo o papel ainda periférico da infância na legislação neste período.

Sendo no período imperial, é muito evidente a preocupação relativa à educação, à saúde e à assistência das crianças, mas não se pode desconsiderar que a herança político-social das raízes coloniais brasileiras

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes