O período regencial foi um dos mais agitados da história política do país e também um dos mais importantes. [...]
Um ponto importante a ser ressaltado para a compreensão das dificuldades desse período é o de que, entre as classes e os grupos dominantes, não havia consenso sobre qual o arranjo institucional mais conveniente para seus interesses.
[...] Nas condições brasileiras da época, muitas medidas destinadas a dar alguma flexibilidade ao sistema político e a garantir as liberdades individuais
acabaram resultando em violentos choques entre as elites e no predomínio do interesse de grupos locais.
Dentre as medidas tomadas pelos regentes para garantir uma maior flexibilidade ao sistema político, destaca-se a
a) criação da Lei Interpretativa do Ato Adicional.
b) promulgação do Ato Adicional de 1834.
c) realização de eleições livres para a escolha do regente.
d) transformação da regência Una em Trina
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
C
Fiz uma prova dessa
Uma das medidas tomadas pelos regentes no Período Regencial para flexibilizar o sistema político foi a promulgação do Ato Adicional de 1834 (letra B).
O Ato Adicional de 1834 foi uma tentativa de apaziguar as discussões dos grupos políticos de oposição, firmando um compromisso político acima das rixas de cada grupo.
Cada província podia agora criar uma Assembleia Legislativa, para controlar impostos, finanças e seus funcionários públicos. Eram ,entretanto, obrigadas a seguir as deliberações da administração regencial.
Foi extinto também o Conselho de Estado, que dava mais poder ao Poder Moderador. Além disso, acabou com a Regência Trina, passando para Una.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/5250805