O período regencial foi marcado pela abdicação do trono do então imperador Dom Pedro I e pela ascensão de seu sucessor Pedro de Alcântara, ainda uma criança, situação que tornava inviável sua real efetivação no poder. O país então passou a ser comandado por regentes até que Dom Pedro II atingisse sua maioridade. Entretanto, a disputa pelo controle do governo gerou uma grave crise política que culminou no surgimento de inúmeras revoltas pelo império. São revoltas do período regencial, EXCETO: A)Cabanagem. B)Revolta dos Malês. C)Guerra de Canudos. D)Guerra dos Farrapos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Guerra dos canudos
Explicação:
Das revoltas populares citadas são do período regencial a Cabanagem, a Guerra dos Farrapos e a Revolta dos Malês. A Guerra de Canudos ocorre no período da Primeira República. Deste modo, está incorreta a alternativa c.
A Guerra de Canudos foi um conflito armado iniciado em novembro de 1896, entre o exército brasileiro e a população que vivia na cidade de Canudos. A guerra que ocorreu durante o período da primeira república deixaria cerca de 25 mil mortos.
O Arraial de Canudos se formou como uma consequência da miséria que assolava a população daquela região da Bahia, aliada ao desemprego e ao esquecimento por parte do governo da república.
O movimento, de caráter messiânico, não reconhecia o governo republicano, sendo também monarquista.
A existência do Arraial de Canudos e a devoção a seu líder, Antônio Conselheiro, ameaçavam a autoridade da recém consolidada república. Deste modo, o governo opta por massacrar a população de canudos, que resistiria às pesadas investidas dos militares até outubro de 1897.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/309929