O Periodo Regencial e seus conflitos. "resumo"
me ajudem pfvr
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Cabanagem(Pará) 1835-1840
-Caráter social(decadência de comércio das drogas do Sertão).
-Revolta mais violenta
-Os cabanos, pessoas que vivem em cabanas, não aceitam a condição precária que viviam devido à crise, assassinando o presidente da província, tomando o poder de Belém por cerca de 5 anos.
-Foram duramente reprimidos e mortos(cerca de 40.000 mortos)
2- Sabinada(Bahia) 1837-1838
-A sabinada foi uma revolta baiana, que liderada por Francisco Sabino, iam contra o governo regencial e o recrutamento obrigatório, visando a independência da Bahia, até que D.Pedro II assumisse.
-Revolta é sufocada em 1838, exilando Sabino ao Mato Grosso.
3- Malês(Salvador) 1835
-Tendo como lideres Manuel Calafate, Aprígio.
-Revolta que englobava os escravos muçulmanos, estes que sabiam ler, escrever. Planejavam acumular quantias de dinheiro para comprar armas, tomariam o poder de Salvador, de lá iriam às fazendas(onde haviam mais escravos), visando expandir os revoltosos exponencialmente.
-Foram sufocados em 1 semana.
4- Balaiada(Maranhão) 1838-1841
-Revolta de caráter popular envolvendo os sertanejos, fazedores de balaio e escravos contra os grandes latifundiários; devido à miséria gerada pela crise na produção, sobretudo de algodão, que eclodiu na fome desses revoltosos.
-Tinham como líderes era Manuel Balaio, Raimundo Gomes(''Cara Preta'')
-A oposição à revolução conta com a participação do Barão Luís Alves de Lima, futuro Duque de Caxias.
-Revoltosos são sufocados e aprisionados.
5- Farroupilha(Rio Grande do Sul) 1835-1845
-Maior revolta do período.
-Revolta gerada pelas elevadas taxas sobre o charque, o couro, as mulas(que tornou mais barato comprar da Argentina), à suspensão do pagamento das dívidas do governo imperial e à impossibilidade de elegerem o próprio governante.
-Grandes proprietários de terra revoltam-se e proclamam a independência do Rio Grande do Sul, tornando-o em uma República, englobando até Santa Catarina; após 9 anos independente, com exército forte e próprio(Farrapos), D.Pedro II envia seu aliado e patrono do Exército brasileiro(Barão de Caxias) para negociar a pacificação do movimento, com o pretexto que: Escravos que participaram da revolta seriam libertos, os militares seriam integrados no exército brasileiro, e as terras tomadas de seus donos, seriam restituídas. Finalizando a Revolta de forma pacífica.
-Teve como líder: Bento Gonçalves da Silva