História, perguntado por caroline545, 11 meses atrás

o periodo regencial (1831_1840) foi marcado por muitas revoltas em varias regiões do pais envolvendo diversos interesses sociais e forcas políticas faça uma síntese das questões políticas em jogo na quele contesto

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoAMS
21
O Período Regencial teve início com a  Abdicação de Dom Pedro I ao trono e sua ida para Portugal, deixando como herdeiro seu filho de apenas 5 anos, Dom Pedro II. Como Dom Pedro II não tinha idade para assumir, a Constituição de 1824 determinou que fosse escolhido um regente para governar em seu lugar.

 O Período Regencial foi marcado por importantes reformas institucionais, como a criação da Guarda Nacional e do Código processual criminal. O primeiro Regente foi o padre Diego Antônio Feijó, que mais tarde renunciou devido a falta de apoio político e problemas de saúde.

A segunda regência foi marcada por diversas revoltas onde o novo regente era Araújo Lima. As primeiras revoltas foram fruto das liberdades oferecidas pelo Ato Adicional, aprovado na regência anterior. Para amenizar a situação foi feita uma reforma homologando a Lei Interpretativa do Ato Adicional.

Esta reforma acabou diminuindo as 
atribuições político-admininstrativas das províncias. Os liberais insatisfeitos se uniram no Clube da Maior Idade para antecipar o coroamento de Dom Pedro II.

Dentre as diversas revoltas ocorridas neste período podemos destacar as 
Revoltas Provinciais, como a Balaiada, a Sabinada, a Cabanagem e a Revolução Farroupilha.
Perguntas interessantes