O período que vai do movimento modernista à inauguração de Brasília compreende um ciclo especialmente fecundo da vida cultural brasileira. Ele inclui do Macunaíma (1928) de Mario de Andrade ao Grande Sertão Veredas (1956) de Guimarães Rosa, da Antropofagia de Oswald de Andrade (1928) à Bossa Nova de Tom Jobim e João Gilberto (1958), da música de Villa-Lobos às obras de Oscar Niemeyer, todas elas peças-chave para o entendimento do país, ao mesmo tempo que movimentos decisivos para o pensamento sobre o modo de inserção brasileiro no mundo. Certas linhas de força do período estendem-se ainda, para além dos quadros cronológicos desta exposição, ao Cinema Novo de Glauber Rocha e à Tropicália de Caetano Veloso e Gilberto Gil, nos anos sessenta, movimentos que se alimentam diretamente das proposições e das realizações modernistas. No fim da década de 60, a arte moderna e a sociedade industrial estavam recebendo os valores contemporâneos da sociedade urbana com comunicação de massa. Sobre o papel da Tropicália após esse período, analise as afirmativas a seguir:I- A tropicália retomava princípios ligados ao conceito de Antropofagia na visão de Oswald de Andrade.II- Artistas se manifestavam politicamente através de suas obras.III- Os destaques do movimento eram principalmente músicos com Elis Regina e Roberto Carlos.IV- Tinha postura contestatória, bem-humorada e irreverente.V- Queriam quebrar as barreiras entre o tradicional e o moderno.Assinale a alternativa CORRETA:FONTE: WISNIK, José Miguel. Entre o erudito e o popular. In: Revista de História 157, Universidade de São Paulo, 2007, p. 55-72.a) As afirmativas III, IV e V estão corretas.b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.c) As afirmativas III e V estão corretas.d) As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
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d) As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
A Tropicália consiste em um movimento artístico brasileiro que defende a construção de práticas artísticas e culturais baseadas em uma concepção específica relacionada com o modernismo de Oswald.
Consistiam em obras de caráter político, que faziam críticas ao regime militar, que contestavam através de canções as decisões e as práticas do governo. Em que os modernistas buscavam romper as barreiras do tradicional.
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Resposta
1, 2, 4, 5 estão corretas.
a 3 esta errada.
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