Pedagogia, perguntado por bruna674582, 11 meses atrás


O período que vai do movimento modernista à inauguração de Brasília compreende um ciclo especialmente fecundo da vida cultural brasileira. Ele inclui do Macunaíma (1928) de Mario de Andrade ao Grande Sertão Veredas (1956) de Guimarães Rosa, da Antropofagia de Oswald de Andrade (1928) à Bossa Nova de Tom Jobim e João Gilberto (1958), da música de Villa-Lobos às obras de Oscar Niemeyer, todas elas peças-chave para o entendimento do país, ao mesmo tempo que movimentos decisivos para o pensamento sobre o modo de inserção brasileiro no mundo. Certas linhas de força do período estendem-se ainda, para além dos quadros cronológicos desta exposição, ao Cinema Novo de Glauber Rocha e à Tropicália de Caetano Veloso e Gilberto Gil, nos anos sessenta, movimentos que se alimentam diretamente das proposições e das realizações modernistas. No fim da década de 60, a arte moderna e a sociedade industrial estavam recebendo os valores contemporâneos da sociedade urbana com comunicação de massa. Sobre o papel da Tropicália após esse período, analise as afirmativas a seguir:

I- A tropicália retomava princípios ligados ao conceito de Antropofagia na visão de Oswald de Andrade.
II- Artistas se manifestavam politicamente através de suas obras.
III- Os destaques do movimento eram principalmente músicos com Elis Regina e Roberto Carlos.
IV- Tinha postura contestatória, bem-humorada e irreverente.
V- Queriam quebrar as barreiras entre o tradicional e o moderno.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: WISNIK, José Miguel. Entre o erudito e o popular. In: Revista de História 157, Universidade de São Paulo, 2007, p. 55-72.a) As afirmativas III, IV e V estão corretas.b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.c) As afirmativas III e V estão corretas.d) As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.  ​

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
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I, II, IV e V são verdadeiras.

A tropicália, movimento artístico brasileiro, defendia a construção de práticas artísticas e culturais pautadas em uma concepção específica de Brasil, associada com o modernismo de Oswald.

Eram obras políticas, profundamente críticas do regime militar, contestando, por meio das canções, as decisões e práticas do governo. Tentavam, assim como os modernistas algumas décadas antes, romper as barreiras entre o tradicional (associado, neste caso, com os povos nativos) e o moderno.

III é falsa pois Roberto Carlos era parte da Jovem Guarda, e não um expoente da Tropicália.

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