História, perguntado por comanche14, 1 ano atrás


O período imperial teve como um de seus elementos característicos a consolidação da cafeicultura como o carro-chefe da economia do país. Os grandes proprietários de terras, das fazendas de café e senhores de escravos fortaleceram-se enquanto classe econômica, compondo uma elite que participou ativamente dos encaminhamentos políticos que permearam a organização do Brasil após a independência. Assim, considere V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A dependência econômica do Brasil em relação à Grã-Bretanha foi uma das razões que contribuíram para que no período imperial o país atravessasse uma crise que influenciou a eclosão de várias revoltas em todo o país.
( ) A partir do governo de D. Pedro II, a cafeicultura se desenvolveu e o café transformou-se no principal produto de exportação do Brasil, garantindo alguma estabilidade para um país em um contexto até então permeado por oscilações políticas e inquietação social.
( ) As maiores fazendas de café concentravam-se no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, o que significa que essas regiões transformaram-se, ao longo do período imperial, no centro econômico do país.
( ) Com o desenvolvimento da economia cafeeira, o tráfico de escravos também ganhou fôlego, visto que a manutenção da produção assentava-se nesse tipo de mão de obra, que representava para os barões do café um investimento mínimo comparado ao uso da mão de obra assalariada.
( ) O desenvolvimento da economia cafeeira no período imperial brasileiro permitiu que o Brasil conquistasse a autonomia política e econômica em relação a outros países europeus, sobretudo a Inglaterra.

A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V, F e F.
Alternativa 2:

V, F, V, F e V.
Alternativa 3:

F, F, V, V e F.
Alternativa 4:

F, V, V, V e V.
Alternativa 5:

V, V, V, V e F.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaaparecida889
10
creio ser a alternativa E
Respondido por ELIANA1233
11

Alternativa; E  V V V V e F

Página do livro 79 a 81.

Perguntas interessantes