História, perguntado por Ana302876, 10 meses atrás

O período imediatamente anterior ao golpe de 64 foi de intensas movimentações sociais e manifestações públicas. Sobre as “passeatas” que ocorreram durante este período, pode-se dizer corretamente:
a) não só a “esquerda” se movimentou, mas também outros setores manifestaram-se publicamente, como as “Marchas da Família com Deus pela Liberdade” organizadas por grupos conservadores contra o governo de João Goulart.
b) foram monopolizadas pelas organizações comunistas lideradas pelo Partido Comunista do Brasil para derrubar o governo populista de João Goulart e impedir a efetivação das reformas de base.
c) as manifestações de rua foram intensamente reprimidas pelas organizações de soldados e marinheiros que se formaram para defender o governo e a hierarquia militar ameaçada pelos comunistas.
d) as passeatas aconteceram somente em São Paulo e Belo Horizonte, refletindo o descontentamento destas cidades para com o governo centralizador de Juscelino Kubitschek.

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
58

A alternativa correta é a letra a).

No início da década de 1960, a sociedade brasileira se tornou extremamente polarizada. Por um lado, a esquerda, cujo radicalismo crescia cada vez mais, graças à inspiração em movimentos revolucionários como aquele que tomou o poder em Cuba, em 1959.

Por outro, movimentos conservadores denunciavam a possibilidade do comunismo assumir o governo.

Essa polarização foi traduzida em instabilidade política, demonstrada em passatas e grupos paramilitares de ambos os lados.

Perguntas interessantes