O período escravista no Brasil gerou graves desigualdades sociais, mesmo depois da abolição da escravidão. Explique porque, mesmo depois de libertos, a desigualdade entre brancos e negros continuou no Brasil. *
ajuda por favor!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Porque o racismo institucionalizado ainda é existente!
Essa diferença entre brancos e negros no Brasil tem reflexos basicamente econômicos - na renda e no emprego - mas podem ser notadas também no acesso a serviços básicos, como saúde, Educação Superior, saneamento básico e previdência.
O passar do tempo não bastou e a igualdade racial no mercado de trabalho ainda é subdesenvolvida no país; A inserção, a preparação e a ascensão do negro é excludente e exercitada todos os dias.
Resposta:
As mortes de pessoas negras por racismo e a marginalização dessas pessoas está diretamenete relacionado com o processo que ocorreu após o fim da escravidão, pois depois que ela foi declarada, os negros escraviados, agora libertos forão esquecidos e excluidos, não houve nenhuma tentativa de inclusão na sociedade. A situação deles era precária em todo o país, no campo eles até conseguiam se virar sozinhos, mas de tempos em tempos tinham que mudar de lugar, já nas cidades eles foram totalmente dispensados e substituidos por mão de obra imigrante, que por sua vez foram insentivados a vir para o Brasil com a intensão de branquiar a população, isso inclusive era previsto por lei. Então sem ter para onde ir eles foram indo para as margens da sociedade, das cidades, e lá se estabeleceram de forma precária, sem segurança, e sem saúde ou esgoto.
Explicação:
essa foi uma resposta de prova minha, a pergunta não é a mesma, mas o contexto é, se eu fosse vc adaptaria a minha resposta, pois ela pode n ser totalmenta adequada para vc