História, perguntado por eliabeallib7942, 6 meses atrás

O período em que os primeiros grupos humanos viviam de caça, pesca e coleta de grãos, frutos e raízes, assim como, utilizavam os primeiros instrumentos confeccionado de osso de animais, chifres, madeiras e pedras lascadas. Esse período é chamado de
Peleolítico
Neolítico
Idade dos metais
Mesolítico

Soluções para a tarefa

Respondido por starship
1

Resposta:

Paleolítico

Explicação:

Paleolítico

Foi no Paleolítico que as pessoas passaram a desenvolver a habilidade de controlar o fogo, utilizado para o aquecimento, proteção e cozimento de alimentos. Mas tais habilidades somente se fizeram sentir no período final do Paleolítico.

Além disso, nesse período, os primeiros bandos e as primeiras habitações foram sendo constituídos. Roupas criadas a partir de peles de animais também foram confeccionadas a partir desse período.

Teve início também a produção artística dos seres humanos, principalmente através das chamadas pinturas rupestres. Imagens de animais, homens, mulheres e crianças, além de cenas de caças, eram os temas dessas pinturas.

Neolítico

O fato de utilizarem artefatos construídos a partir de pedras polidas dava maior precisão ao corte dos instrumentos de caça, pesca e também de utilização cotidiana. A maior parte dos artefatos era feita de sílex ou quartzo, mas também de ossos de animais e marfim, chegando ao final do período ao desenvolvimento de artefatos de metal.

Além do tipo de artefato, o que geralmente é utilizado como marco divisório entre o Neolítico e o Paleolítico, o período antecedente, é a chamada Revolução Agrícola. Tal revolução não teria ocorrido rapidamente, como é comum pensar quando se refere ao termo revolução.

A Revolução Agrícola do Neolítico teria sido um longo processo de desenvolvimento da agricultura por parte das pessoas que viveram nessa época. Essa revolução compreendeu a capacidade de perceber os fenômenos naturais, elaborando teorias iniciais de causa/efeito, principalmente a partir da observação de alguns fenômenos, como a germinação.

Idade dos metais

Por ser a última fase da Pré-História, a Idade dos Metais herdou as contribuições das fases anteriores, principalmente do Neolítico, que tantas transformações vivenciou. O surgimento da agricultura propiciou a sedentarização dos hominídeos, ou seja, eles deixaram de se deslocar de uma região para outra e começaram a morar em um único lugar. Além disso, o surgimento e o controle do fogo contribuíram também para o uso dos metais.

A Idade dos Metais ocorreu em 6 mil a.C. e foi marcada pelo surgimento das primeiras cidades. A produção agrícola aumentou e, consequentemente, a população. Os metais começaram a ocupar espaço como instrumento de trabalho dos hominídeos, e o fogo, além de aquecer, iluminar a noite e assar os alimentos, passou a fundir os metais e a ajudar na fabricação de armas e outros objetos. As atividades do dia a dia se tornaram mais eficientes.

Mesolítico

O período Mesolítico, considerado um período de transição entre os períodos Paleolítico e Neolítico, foi marcado por transformações tanto geológicas quanto na vida humana. O intervalo que corresponde a esse período perfaz cerca de 5 mil anos, tendo se iniciado por volta de 13 mil a.C.

O Mesolítico corresponde ao fim da era glacial, com a formação de grandes extensões de florestas e de desertos ou semidesertos, em uma faixa da latitude que abarca a Eurásia, a Europa e o norte da América. Essa fase geológica proporcionou a extinção de determinadas espécies grandes, como os mamutes, mas possibilitou a expansão da diversidade tanto da fauna quanto da flora.

Os grupos humanos passaram a deixar as cavernas e estabeleceram outra relação com a natureza, no sentido de dominá-la, domesticando animais, fixando-se em regiões, com a formação de aldeias e as primeiras cidades, e dando início à produção agrícola.

Perguntas interessantes