Filosofia, perguntado por Hugotoniolli5542, 9 meses atrás

O período do Renascimento foi muito fértil em reflexões políticas. Em contraste com o pragmatismo de Maquiavel, alguns pensadores, inconformados com os males de seu tempo, escreveram sobre sociedades imaginárias. As obras desses pensadores expunham análises realistas que denunciavam as imperfeições das sociedades, e continham propostas de sociedades ideais, baseadas na Razão e capazes de promover a paz, o conhecimento, a justiça e a igualdade em benefício de todos os seres humanos.A obra mais representativa dessas novas propostas é(A) O Discurso do Método, de René Descartes (1637). (B) Leviatã, de Tomas Hobbes (1651). (C) Sobre o Direito de Guerra e de Paz, de Hugo Grócio (1625). (D) Diálogo sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo, de Galileu Galilei (1632). (E) Utopia, de Tomas More (1516).

#UFF

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa E, já que Morus, ao escrever Utopia, uma obra, explicitamente, de ficção, indiretamente denunciava tudo aquilo que afastava a sua sociedade (a Inglaterra, na época Absolutista, do século XVI) do modelo de perfeição.

Por causa destas suas ideias foi questionado pelo Rei, que duvidou de sua lealdade, e o obrigou a prestar um juramento em que abdicaria de uma série de suas ideias. Morus se recusou a fazer isto, e foi por isto preso e executado, tendo se tornado um símbolo do Humanismo e do princípio da dignidade humana como algo inviolável.

Perguntas interessantes