História, perguntado por anapaulanascime475, 1 ano atrás

O período do Renascimento foi muito fértil em reflexões políticas. Em contraste com o pragmatismo de Maquiavel, alguns pensadores, inconformados com os males de seu tempo, escreveram sobre sociedades imaginárias. As obras desses pensadores expunham análises realistas que denunciavam as imperfeições das sociedades, e continham propostas de sociedades ideais, baseadas na Razão e capazes de promover a paz, o conhecimento, a justiça e a igualdade em benefício de todos os seres humanos. A obra mais representativa dessas novas propostas é (A) O Discurso do Método, de René Descartes (1637). (B) Leviatã, de Tomas Hobbes (1651). (C) Sobre o Direito de Guerra e de Paz, de Hugo Grócio (1625). (D) Diálogo sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo, de Galileu Galilei (1632). (E) Utopia, de Tomas More (1516).

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
5
Olá,

A Utopia, de Tomas More (1516) e respectiva alternativa E), representa a ideia dos pensadores que pensavam contrários ao pensamento existente e reinante até então. A ideia de sociedades corruptas e que viviam bastidores sanguinários e até mesmo cruéis é algo que causava indignação em homens como More, que por causa disso, criou um modelo de sociedade ideal.

E tal modelo é chamado até hoje como Utopia, onde todos os elementos da sociedade funcionam e coexistem entre si em total paz e harmonia, sem que haja matança, violência e a corrupção impregnada em todas as camadas sociais. A obra de More é bela, e infelizmente continua a ser um sonho utópico.

Espero ter ajudado!
Respondido por 00Lua
0

Resposta:

Letra E) Utopia, de Tomas More (1516)

Perguntas interessantes