O periodo de modernização do Japão-chamado Era Meiji-ocorreu posterior a uma série de reformas internas entre os anos 1866 e 1869, que levaram ao desenvolvimento da economia e das forças militares locais, e em decorrência dessas transformações o Japão tornou-se um Estado nacional capitalista
Qual foi o agente externo responsável pela modernização japonesa no século XIX?
a) A intenção de abandonar as tradições e cultura locals, adotando a religião cristã e um modelo de sociedade mais próximo ao europeu.
b) A criação de um mercado asiatico industrial entre as potências locais, como a China, a Birmania e a Indochina.
c) A industrialização da China e sua entrada no mercado global, nação que era uma antiga rival do Japão.
d) O Imperialismo europeu e a imposição de uma abertura economica, que levou o Japão a assinar tratados com os Estados Unidos para evitar um conflito.
e) O desejo espontáneo do imperador japonés Meiji, que queria aproximar-se da Alemanha através de relações comerciais
Soluções para a tarefa
Resposta:
d) O Imperialismo europeu e a imposição de uma abertura economica, que levou o Japão a assinar tratados com os Estados Unidos para evitar um conflito.
Explicação:
A Era Meiji (Regime ou Governo Iluminado) significou a primeira época do Império no Japão e que permaneceu entre os anos de 1868-1912. Foi extremamente importante para o processo de desenvolvimento do Japão, uma vez que o tornou uma das grandes potências mundiais capitalistas.
"A partir de 1850, as nações ocidentais passaram a desenvolver estratégias políticas que pressionavam a abertura política e econômica japonesa. Em 1854, sob o comando do almirante Perry, uma esquadra norte-americana impôs a abertura dos portos nipônicos ao mercado mundial. Por meio de sérias ameaças militares, os japoneses foram obrigados a assinar tratados comerciais com diferentes países."