O período de idade dos 7 aos 11 anos é marcado por relevantes transformações nesse estágio do desenvolvimento infantil. Você estava participando de uma palestra e foi questionada a relatar ao menos três dessas transformações, indicando em qual das áreas ocorrem essas mudanças (biológicas, psicológicas, sociais, cognitivas e motoras).
Soluções para a tarefa
Resposta:
7 a 11/12 anos: Estágio das operações concretas: A criança deixa o egocentrismo e começa a obedecer regras com mais facilidade.
O desenvolvimento físico parte de uma melhoria constante podendo utilizar diferentes formas de agir nas atividades.
Explicação:
Além da terceira infância podemos apresentar as demais fases que influenciam no processo:
0 a 2 anos: Estágio sensório-motor: sensações e movimentos são descobertos pelo bebê. Não há a existência de regras para o ser desse estágio.
2 a 7 anos: Estágio intuitivo ou simbólico: a criança é egocêntrica, ou seja, acredita que o mundo gira ao seu redor e que as suas vontades devem ser atendidas. As normas dificilmente são aceitas nesse estágio.
E por fim, Adolescência: Após a terceira infância é o Estágio das operações formais: O adolescente amadurece em relação a regras.
Resposta:
No desenvolvimento biológico, a criança, nessa fase, tem ampliada a capacidade cerebral que a torna capaz de se especializar em diversificadas atividades, realizando-as com mais velocidade e eficiência.
Outro avanço ocorre no desenvolvimento cognitivo em áreas responsáveis pelas funções cognitivas superiores, tais como controles emocionais e de atenção. Os avanços motores se evidenciam no aumento da força, velocidade e resistência, que variam de intensidade de acordo com os estímulos recebidos.
Explicação: