O período de 1990-94 foi marcado pelo início do processo de privatização e de abertura econômica. De forma estilizada, ao final dos anos de 1990, após uma década sem investimentos e em luta (sem sucesso) pela estabilização, o modelo de crescimento brasileiro, com grande ênfase na substituição de importações, havia se esgotado. No caso brasileiro, as mudanças ocorreram de forma lenta, quando comparadas com diversos outros países da América Latina”.
FONTE: GIAMBIAGI, Fábio, VILELA André, CASTRO, Lavínia Barros de &HERMANN, Jennifer. Economia Brasileira
(1945-2010). Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Qual dessas é uma das razões alegadas para privatizar as empresas estatais?
Falta de mudanças no quadro tecnológico e financeiro internacional, o que impede que o setor público cresça.
Possibilidade de se alcançar o pleno emprego, uma vez que os postos de trabalho abertos pelo Estado são pouc
Soluções para a tarefa
Uma das razões alegadas para privatizar as empresas estatais foi porque a capacidade estatal diminuiu e não foi possível fazer investimentos na manutenção e ampliação dos serviços, não sendo capaz de atualizar as tecnologias das empresas.
A privatização e abertura econômica començou ao final dos anos 1990 com a finalidade de estabilizar o modelo de crescimento brasileiro, que fracassou durante o governo de Fernando Collor. Logo com o Plano Real foi conseguida a estabilização, através de um ajuste fiscal, desindexação e âncora nominal.
Resposta: Diminuição da capacidade estatal em fazer os investimentos necessários para manutenção e ampliação dos serviços e atualização tecnológica das empresas.
Explicação: Essa é uma das razões alegadas pelo Estado para privatizar as empresas estatais.