Português, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

O período da dominação holandesa, no Brasil, trouxe benefícios evidentes, sobretudo, para a capitania de Pernambuco.O governo de Nassau representou um marco político nas relações entre os nativos e os holandeses, além de haver ajudado os senhores de engenho a superarem definitivamente a crise de produção do açúcar.Sobre o que foi dito acima, pode-se afirmar que: * a) Os holandeses mostraram-se excelentes colonizadores, merecendo historicamente elogios, pois modernizaram a produção do açúcar e tinham planos de se fixarem no Brasil; b) Há um exagero nas considerações feitas, pois os senhores de engenho não se aproximaram politicamente de Nassau; c) É correto destacar a atuação dos holandeses diante do amplo fracasso que representou o governo colonizador português e da capacidade administrativa de Nassau; d) Portugal e Holanda eram colonizadores com interesses claros de explorar, de acordo com suas possibilidades, as riquezas aqui existentes; e) A análise histórica atual não considera a importância de Nassau e desmistifica sua atuação como administrador, sendo o texto acima impreciso e exagerado.

Soluções para a tarefa

Respondido por dedeusclara17
5

Explicação:

Para o cargo de governador, foi nomeado o conde João Maurício de Nassau, que chegou ao Recife em janeiro de 1637. No período em que governou o Brasil-holandês, entre 1637 a 1644, Nassau procurou estabelecer uma administração eficiente e um bom relacionamento com os senhores de engenho da região. Desse modo, foram colocados a disposição dos proprietários de engenho recursos financeiros, para serem utilizados na compra de escravos e de maquinário para o fabrico do açúcar.

Nassau também criou as Câmaras dos Escabinos, que eram órgãos de representação municipal, a fim de estimular a participação política da população nas decisões de interesse local. Durante o governo de Nassau, as vilas de Recife e Olinda passaram por um intenso processo de urbanização e melhoramentos que mudaram completamente a paisagem local.

Com o fim do domínio espanhol sob Portugal, em 1640; o novo rei português, D. João 4º, decidiu recuperar o Nordeste brasileiro retirando-o do domínio holandês. Esse período coincidiu com o descontentamento dos senhores de engenho do Nordeste brasileiro diante dos holandeses. Nassau já havia partido e, para explorar ao máximo a produção do açúcar brasileiro, a Holanda adotou inúmeras medidas impopulares, em especial o aumento dos impostos, o que contrariava os interesses dos proprietários de engenho.

Respondido por vitorcolaco1289
4

Alternativa b

Verificada em fonte segura

Perguntas interessantes