O período comumente denominado de “anos dourados” marcou uma etapa da recente história brasileira associada ao desenvolvimentismo (abertura de rodovias, expansão da rede hidrelétrica, implantação da indústria automobilística, descentralização da capital) e à atmosfera cultural marcada pelo surgimento da Bossa Nova. A que governo tal período está associado:
a) A coroa portuguesa proibia a instalação do comércio manufatureiro no Brasil.
b) O incentivo à atividade econômica nestes períodos era voltado exclusivamente à agricultura e suas atividades de apoio, como tráfico de escravos.
c) A coroa portuguesa tinha interesse em impedir o crescimento de sua colônia, para que ela continuasse somente fornecendo produtos agrícolas para o mercado externo.
d) O governo colonial e, posteriormente, o imperial ofereceu uma grande quantidade de créditos para o investimento em indústrias, mas não houve interessados em iniciar esta atividade.
Soluções para a tarefa
A alternativa que melhor trata da relação dos “tempos dourados” com a coroa portuguesa é a C.
O período dos “Anos Dourados” foi quando passaram a existir investimentos na indústria de base brasileira, que não era incentivada pela coroa, pois enquanto colônia sua função era comprar os produtos industrializados e servir como mercado consumidor.
Durante os governos Vargas e JK, essa situação foi modificada pelo investimento em base eu plano “50 anos em 5”.
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
O desenvolvimento industrial brasileiro se deu lentamente e somente aconteceu após o rompimento de obstáculos e de medidas políticas, como nos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, que foram imprescindíveis para que as indústrias se proliferassem no Brasil, pois, os longos anos em que o território brasileiro foi colônia portuguesa, a economia se restringiu à prática da agricultura conhecida também como monocultura, isto é, o plantio de um único tipo de produto, como o açúcar.