Português, perguntado por DgDuvidoso, 4 meses atrás

[...] O período Barroco teve início na Itália e seus precursores foram Giovanni Gabrieli e Claudio Monteverdi (...). Entre as características mais importantes do período estão o uso do baixo contínuo, do contraponto e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigentes. (...)
Frequentemente, a música é exuberante com ritmos enérgicos. Quanto às melodias estas são tecidas em linhas extensas e fluentes, com muitos ornamentos (trinados, apojaturas, arpejos, mordentes, etc) (...).
Durante a época barroca, a improvisação era muito comum, muitos dos ornamentos nem sequer constavam nas partituras e sim eram criados de forma improvisada durante a execução. A arte da ornamentação era então, uma prática musical amplamente difundida e, por isso, a maioria dos compositores esperava que o intérprete ornamentasse suas obras.
Também são característicos os contrastes de timbres instrumentais (principalmente nos concertos), de poucos instrumentos contra muitos, e de sonoridades fortes com suaves (a dinâmica de patamares, por vezes efeitos de eco). Assim, uma das características fortes do período é o contraste. [...]

Ao analisar pinturas, esculturas, canções, sermões, poemas e músicas do Barroco, observam-se peculiaridades comuns a diversas manifestações artísticas.

Identifique, no texto sobre música barroca, características encontradas em seus estudos de literatura.

Soluções para a tarefa

Respondido por hilariocaroline452
1

Resposta:

Uso do baixo contínuo, do contraponto e da harmonia tonal, ritmos energéticos,trinados, apojaturas, arpejos e mordentes, improvisação, contrastes de timbres instrumentais de poucos instrumentos contra muitos, sonoridade fortes com suaves e efeitos de eco.

Explicação:

Perguntas interessantes