Ed. Física, perguntado por renatouba, 1 ano atrás

O percurso de normatização decorrente da aprovação da Lei nº 10.639/03 (que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas de Ensinos Fundamental e Médio) deveria ser mais conhecido pelos nossos educadores e educadoras, pois:

a) não detalha os direitos e as obrigações dos entes federados ante a implementação da lei e compõe um conjunto de dispositivos legais considerados como indutores de uma política educacional voltada para a afirmação da diversidade cultural.

b) essa legislação não impulsiona mudanças significativas na escola básica brasileira, articulando o respeito e o reconhecimento à diversidade étnico-racial com a qualidade social da educação.

c) insere-se em um processo de luta pela superação do racismo na sociedade brasileira e tem como protagonistas o movimento negro e demais grupos e organizações partícipes da luta antirracista.

d) não representa uma importante alteração da LDB; por isso, seu cumprimento não é obrigatório para todas as escolas e sistemas de ensino.

e) Todas as afirmativas estão incorretas.


LeticiaMP94: c) insere-se em um processo de luta pela superação do racismo na sociedade brasileira e tem como protagonistas o movimento negro e demais grupos e organizações partícipes da luta antirracista.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
11
Boa noite! 

Com base no enunciado podemos confirmar a letra E como a resposta. Todas as alternativas estão erradas. 


Quanto ao ensino da cultura Afro-Brasileira nas escolas podemos entender que A Lei 10.639/03 propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura africana.


Deste modo, um exemplo claro pode ser viso com os professores ressaltando em em sala de aula a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da nossa sociedade, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, o pensamento e as ideias de
 importantes intelectuais negros, e nossa cultura fortemente baseada em matrizes africanas. 
Perguntas interessantes