O pensamento originário que retorna ao fundamento da metafísica, somente pode fazê-lo porque superou o objetivismo da metafísica que confundiu o ser com o ente e não pensa o próprio ser. Este somente pode ser pensado quando se parte da transcendentalidade do ser-aí, isto é, quando se leva em consideração aquela dimensão em que misteriosamente o ser se revela no ser-aí. Na dimensão em que se abre com o encontro do homem com o ser pode surgir a metafísica.
HEIDEGGER, Martin. Que é metafísica. 7. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1969. p. 15.
Heidegger faz uma retomada da questão do ser a partir de quem pergunta sobre o ser, o Ser-Aí, o Dasein, lançado na existência fática. A partir desse paradigma, a principal crítica que Heidegger dirige à metafísica tradicional é a de que ela esqueceu o ser na medida em que
(A)
colocou o Bem, a Substância e Deus como princípios unificadores da realidade
(B)
presumiu que o homem era capaz de alcançar a universalidade do ser e dos entes.
(C)
julgou já estar familiarizada com o ente e não mais perguntou sobre o seu perguntante.
(D)
buscou compreender os mistérios do Ser-Aí, Dasein, sem se perguntar pelo ente.
(E)
alcançou o entendimento metafísico a partir do encontro com o perguntante do ser.
irineucanale40497:
moço por favor me explique como devo responder essas perguntas, pois quando li não consegui compreender bem as perguntas
Soluções para a tarefa
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Resposta: colocou o Bem, a Substância e Deus como princípios unificadores da realidade
Explicação: pq é a mais óbvia pq a mulher não vai virar uma macumbera e alcançar a sabedoria máxima
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