O pensamento iluminista representou o desenvolvimento da razāo e do conhecimento científico. Na educaçāo, foi possível organizar diferentes formas de sistematizar e estruturar o conhecimento. Uma das preocupações dos iluministas era possibilitar o acesso ao conhecimento para o maior número de pessoas. Comenius ficou conhecido por sua obra Didática Magna, que marca o início da sistematizaçāo pedagógica.
Você trabalha como professor em uma escola da rede pública e está fazendo uma atividade sobre a obra de Comenius. Nessa atividade, você deverá apontar os seguintes aspectos:
I - Qual a intenção de Comenius com a produção de sua obra?
II - Como caracterizar a obra de Comenius no âmbito da educação?
III - Existia relação entre a obra de Comenius e o pensamento racional? Como caracterizá-lo?
Soluções para a tarefa
I - Com a sua obra Comenius queria dar um modelo racional ao fenômeno da educação, de modo a afastar a prática daquilo que hoje concebemos como o "paradigma da vocação", pautado por emprego de "técnicas" improvisadas, para um modelo mais próximo do que seria a atuação profissional.
II - A sua obra pode ser caracterizada como uma "virada" metodológica, tendo sido muito influente e muito importante para o desenvolvimento da pedagogia.
III - Sim, a obra de Comenius se relaciona com o pensamento racional na medida que é uma tentativa de estabelecer um método que sistematizasse o fenômeno social da educação.
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Para Comenius, sua obra era um tratado universal de ensinar tudo a todos. Entretanto, aspectos relacionados à classe social e ao acesso à leitura e à escrita impactaram sobre seus objetivos.Mesmo assim, a obra de Comenius foi importante para a educação, uma vez que sistematizou, de maneira pedagógica e racional, diferentes saberes em diferentes áreas do conhecimento. Sua obra foi fruto do desenvolvimento da ciência e do pensamento humano, que se fortaleceu durante o Iluminismo. Nesse sentido, foi uma inspiração da ciência e da razão.
Explicação: