História, perguntado por anaemiliapmarques, 11 meses atrás

O pensamento iluminista do século XVIII tem na ENCICLOPÉDIA, dirigida por Diderot e d'Alembert, uma obra de 35 volumes, editada entre 1751 e 1780, que reúne a totalidade dos conhecimentos da época. Por usarem os princípios da razão para questionar os fundamentos da sociedade em que viviam, os enciclopedistas foram considerados defensores de um pensamento revolucionário.

a) Qual a característica principal do pensamento das luzes?

b) O que significa afirmar que esses pensadores usavam em suas críticas sociais os princípios da razão?

c) Contra quais valores da época se dirigiam as críticas dos pensadores iluministas?



2. "Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... Não há liberdade se o poder judiciário não está separado do legislativo e do executivo... Se o judiciário se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares, exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execução das resoluções públicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidadãos".

(Montesquieu, DO ESPÍRITO DAS LEIS, 1748)



a) Qual o tema do texto?

b) Explique o contexto histórico em que foi produzido.



3. Durante o século XVIII, ganhou corpo na Europa o Iluminismo, um movimento intelectual que propunha a transformação das relações sociopolíticas que caracterizavam o Antigo Regime.

Montesquieu e Rousseau, citados abaixo, são pensadores cujas ideias exemplificam as posições iluministas.



Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas, e o de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos.



MONTESQUIEU, Charles de. O espírito das leis. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982. p. 187. (Pensamento Político).



A primeira e mais importante consequência decorrente dos princípios até aqui estabelecidos é que só a vontade geral pode dirigir as forças do Estado de acordo com a finalidade de sua instituição, que é o bem comum, porque, se a oposição dos interesses particulares tornou necessário o estabelecimento das sociedades, foi o acordo desses mesmos interesses que o possibilitou.[...] Somente com base nesse interesse comum é que a sociedade pode ser governada.



ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 43.



a) A partir dos fragmentos textuais acima, identifique uma característica do Antigo Regime (Absolutismo) e explique-a.

b) Explique outras duas características do Antigo Regime (Absolutismo) às quais se opunha o pensamento iluminista.

Por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por Biribi
87

Resposta:

a)Racionalismo.

b)Significa que defendiam que deixassem de utilizar preceitos da religião para interferir na política, educação, entre outros.Defendiam a liberdade expressão.

c)Os pensadores iluministas dirigiam suas críticas ao poder soberano : Igreja, rei ...

Explicação: Só sei a primeira

Respondido por AnthonioJorge
1

a) A consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano é uma das principais características do Iluminismo.  

b) O famoso texto "o que é o esclarecimento?", de Kant, é uma obra fundamental para compreender o iluminismo, corrente filosófica em que se baseou a Revolução Francesa que, por sua vez, dissolveu o Antigo Regime.

c) O movimento iluminista lançava críticas diretas ao absolutismo do Antigo Regime. Os nobres, para o Iluminismo, eram os que defendiam a organização de sociedades aristocráticas, não democráticas.  

O Iluminismo foi tão importante para a Revolução Francesa pois estimulou a confiança nas ideias de igualdade, independência, racionalismo e liberdade contra a disciplina, a hierarquia, a autoridade e a desigualdade representadas pelo Antigo Regime.

2) O Iluminismo apostava que uso crítico e construtivo da razão humana geraria o progresso da humanidade ao libertar o mundo da magia, dos dogmas metafísicos, dos preconceitos morais, das superstições religiosas e das desumanas e da tirania política.

O agente deste progresso, na França, era a classe burguesa, pronta a substituir a nobreza do Antigo Regime.

3) O Iluminismo francês emprestava de Kant o famoso lema: "Ousa pensar!" (Sapere aude), símbolo da busca pela autonomia racional e individual sem as amarras da crença e da opinião irrefletida. A tarefa do pensamento, com o Iluminsimo, passa a ser escolher, ordenar, promover e realizar a ordem que se considere necessária. Não se trata mais de contemplar e compreender, como na filosofia clássica e no Antigo Regime, nem, muito menos, relacionar-se com qualquer aresta teológica, como na filosofia medieval.

Pode-se resumir os principais elementos do Iluminismo nos seguintes pontos:

  • cientificismo
  • racionalismo
  • materialismo
  • antirreligiosidade
  • homem como auto-inventor infinito
  • crença na perfectibilidade do futuro

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/44520353

Anexos:
Perguntas interessantes