O pensamento iluminista, ao fundamentar e defender a liberdade, a igualdade de direitos e a importância da razão, se contrapunha ao Antigo Regime (Mercantilismo, Absolutismo monárquico, poder da igreja e as verdades reveladas pela fé) e apresentava as bases teóricas para as revoluções que levariam ao estabelecimento dos governos representativos, além de contribuir significativamente para o avanço da ciência.
Ao defender novas ideias, eles rejeitavam algumas práticas do século XVIII. Retire do texto duas ideias que os iluministas rejeitavam e combatiam.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
o absolutismo monárquico e o poder da igreja
Explicação:
Respondido por
0
Através do texto, é possível inferir que os iluministas rejeitavam a estrutura do mercantilismo e a relação entre a Igreja e o Estado.
Conceitos combatidos pelos iluministas
Os pensadores iluministas defendiam, como descrito no texto, que Estado, Igreja e economia fossem instituições independentes uma da outra.
O que ocorria no Antigo Regime, do ponto de vista dos iluministas, era uma intervenção excessiva do Estado na economia mercantilista, que estrangulava a possibilidade de lucros da classe burguesa, e uma intervenção excessiva da Igreja no Estado.
Os iluministas, portanto, eram favoráveis ao Estado Laico e ao Livre Mercado.
Saiba mais sobre os iluministas em https://brainly.com.br/tarefa/52700022
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
10 meses atrás