Filosofia, perguntado por nathanaelsouza, 10 meses atrás

“O pensamento ético de Ricoeur parte de duas heranças incontornáveis da história da filosofia: Aristóteles e Kant. E, não apenas destes dois marcos da aventura filosófica, mas também das respectivas tradições de pensamento, com todos os comentários, adaptações e controvérsias, a que as mesmas deram e ainda hoje dão origem. Habitualmente, a primeira tradição está ligada àquilo que é considerado bom e a segunda àquilo que se impõe como obrigatório, ou seja, o que a herança filosófica consagrou como uma perspectiva teleológica, marcada pelo fim, por oposição, ou pelo menos contraponto, com um ponto de vista deontológico, pautado pelo cumprimento do dever.


Fonte: PEREIRA, Luís. Paul Ricoeur, O caminho da sabedoria prática. Revista Diacrítica, Braga, v. 26, n. 2, p .470-489, 2012. Disponível em . acessos em 09 set. 2019.


Com base na contextualização acima e no conteúdo trabalhado pelo professor Mario Alencastro, examine os enunciados abaixo e selecione a assertiva que faz uma análise correta das características da perspectiva da ética teleológica.

I. As éticas religiosas, dentro das abordagens fundamentalistas, são essencialmente teleológicas.

II. Uma teoria teleológica pauta-se pelo fato de que a obrigatoriedade de uma ação é derivada, unicamente, das suas consequências.

III. As éticas teleológicas, também conhecidas como finalistas, são éticas consequencialistas: a ação deve ser medida por suas consequências, boas ou más.

IV. Para a teoria teleológica é a finalidade da ação o que determina o agir. Os filiados a essa perspectiva não partem de regras, mas de objetivos, e avaliam suas ações à medida que favorecem esses propósitos.





A Apenas as afirmativas I, III estão corretas

B Apenas as afirmativas II, IV estão corretas

C Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

D Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas



E Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermeschuh2
1

Resposta:

Letra C.

Explicação:

Perguntas interessantes