o pensamento de Pitágoras introduziu pela primeira vez na história da filosofia ocidental, um aspecto mais formal na explicação da realidade. Que aspecto é esse? Por que é mais formal? Em comparação a que? justifique sua resposta com exemplos.
Soluções para a tarefa
Pitágoras viveu na Grécia Antiga e foi um dos filósofos pré-socráticos que teve grande reconhecimento, além disso ele também era matemático e astrônomo, fatores que contribuíram para a essência de seus estudos, onde ele afirmava que “tudo era número”.
Para Pitágoras, era mais sensato explicar todo e qualquer acontecimento através de números, levando em consideração o pensamento lógico e embasando sua ideia na razão, dando assim credibilidade a explicação de um fato, pois baseando-se na razão matemática evitava-se a influência de saberes adquiridos pela fé ou alimentados por emoções.
Pitágoras
Na Grécia Antiga ainda havia muita influência da religião e do senso comum a cerca das interpretações dos fenômenos naturais e de situações intrínsecas da sociedade, da ciência e das descobertas em geral, portanto era comum que interpretações leigas fossem atribuídas como verdade absoluta.
O tempo foi passando e a sociedade grega começou a evoluir gerando assim dúvidas acerca de verdades absolutas estabelecidas em tempos antigos, dessa forma os filósofos começaram a surgir para tentar explicar e ensinar a sociedade a refletir a cerca de determinadas situações e comportamentos.
Pitágoras foi um dos filósofos influentes que defendia o número como elemento fundamental da realidade e usava-se da razão lógica e do conhecimento matemático para estabelecer respostas concretas a cerca de uma situação, dando assim uma resposta com identidade mais real do que as que eram dadas por interpretações baseadas em fé ou emoções humanas.
A sua importância no campo dos estudos foi valorosa, ele ficou conhecido no mundo todo, além disso existe um teorema matemático que leva o seu nome.
Saiba mais sobre o filósofo Pitágoras em: https://brainly.com.br/tarefa/9554190
#SPJ2