O pensamento aristotélico é um eudemonismo: ou seja, ele concebe a felicidade como o fim supremo da vida, como o bem soberano (aquele ao qual estão subordinados todos os outros bens, aquilo que é buscado por si mesmo e não em vista de nenhuma outra coisa).
Para um ser, um bem constitutivo de felicidade é realizar sua natureza, exercer a virtude que lhe é própria (a virtude designa aquilo em vista do que se é feito; por exemplo, a virtude de um medicamento é curar). (GRISSAULT, Katy. 50 autores-chave de filosofia... e seus textos incontornáveis. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012)
De acordo com o texto e a concepção ética de Aristóteles, a virtude específica do homem consiste em:
Escolha uma:
a. Exercer a solidariedade.
b. Exercer a razão.
c. Exercer a paixão.
d. Exercer a caridade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
59
ALGUÉM SABE ESSA QUESTÃO ?
giidutra:
exercer a razão, fiz e aceitei
Respondido por
4
A alternativa correta é a letra B.
Segundo a teoria de Aristóteles, para alcançar a felicidade, o ser humano precisa pautar suas ações naquilo que as torna virtuosas. Para isso, as ações devem ser definidas por meio do exercício do pensamento, de forma que justiça e razão sejam relacionadas intimamente.
Aristóteles apontou que o que difere o ser humano dos outros animais é a capacidade de pensar, e dessa forma, exercer essa capacidade é o que nos tornaria felizes.
Perguntas interessantes