O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder público) e constitui um meio (recurso) necessário para a realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial. A contabilidade realiza o processo contábil com o objetivo de conhecer a situação do patrimônio da empresa e explica as suas alterações causadas pela ação administrativa na gestão dos recursos empresariais. A este respeito, analise as assertivas abaixo: I - Patrimônio Líquido é resultante da diferença entre ativos e passivos, o que chamamos, também, de riqueza líquida. II - Para encontrar o valor do Patrimônio Líquido, podemos usar a equação: Bens + Direitos – Obrigações. III - O Patrimônio Líquido é uma obrigação da empresa que deverá ser quitada no curto prazo. IV - Capital Social e Ações em tesouraria são exemplos de contas que compõem o Patrimônio Líquido. É correto apenas o que se afirma em: ALTERNATIVAS I e II. II e IV. I, II e III. I, III e IV. I, II e IV.
Soluções para a tarefa
O Patrimônio Líquido NÃO é uma obrigação da empresa que deverá ser quitada no curto prazo. Obrigações são os passiveis e esses podem ser de curto ou longo prazo;
item I,II e IV estão corretas.
Olá, amigo(a)!
Vamos para a análise de cada uma das assertivas apresentadas.
I - Patrimônio Líquido é resultante da diferença entre ativos e passivos, o que chamamos, também, de riqueza líquida.
CORRETO. Para encontrar o valor do Patrimônio Líquido, a Contabilidade faz a subtração do ativo (bens e direitos) pelo passivo (obrigações).
II - Para encontrar o valor do Patrimônio Líquido, podemos usar a equação: Bens + Direitos – Obrigações.
CORRETO. Os bens e direitos representam o ativo da organização. Por outro lado, as obrigações representam as dívidas das empresas, que fazem parte do passivo.
III - O Patrimônio Líquido é uma obrigação da empresa que deverá ser quitada no curto prazo.
ERRADO. Na prática contábil, o Patrimônio Líquido é visto como uma sub conta do Passivo de uma companhia. Dentre os elementos presentes no Patrimônio Líquido, podemos destacar o capital social dos sócios, investidores e proprietários.
IV - Capital Social e Ações em tesouraria são exemplos de contas que compõem o Patrimônio Líquido
CORRETO. O capital social representa os valores dos sócios, investidores e titulares das empresas.
Gabarito:
"I, II e IV".
Até breve!