O Patrimônio Cultural pode ser definido como um bem (ou bens) de natureza material e imaterial considerado importante para a identidade da sociedade brasileira.
Segundo artigo 216 da Constituição Federal, configuram patrimônio "as formas de expressão; os modos de criar; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; além de conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico."
Conheça as diferenças entre patrimônios materiais e imateriais. Governo do Brasil, 2019.Disponível em: . Acesso em: 18 de jun. de 2019.
Considere o que você estudou sobre patrimônio cultural material e imaterial e analise as afirmações abaixo:
I. Patrimônio imaterial inclui prescrições da medicina.
II. Patrimônios culturais surgem da espontaneidade do povo.
III. Patrimônios materiais incluem marcos turísticos.
IV. O modo de fazer viola de cacho é parte do patrimônio cultural material.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 e 3
Explicação:
O patrimônio imaterial abrange prescrições da medicina nativa, práticas rituais, saberes, culinárias específicas, músicas, festejos, danças e demais formas abstratas de expressão cultural. Patrimônios materiais incluem marcos turísticos, fenômenos da natureza, centros históricos preservados e edificações históricas.
O Patrimônio Cultural é o conjunto de saberes e práticas de um povo, relacionados a sua memória, identidade e história. Divide-se em material e imaterial.
O patrimônio material é formado pelos bens culturais, que são classificados em móveis e imóveis. Os bens móveis são os documentos de arquivo, vídeos, livros, fotografias, filmes, objetos arqueológicos, pinturas, esculturas e demais objetos. Os bens imóveis são os sítios arqueológicos, históricos, paisagens, cidades, construções.
O patrimônio imaterial é formado pelas práticas culturais, saberes, jeito das pessoas, crenças, habilidades artesanais. São eles: festas, peças teatrais, remédios caseiros, ditados populares, entre outros.
Sobre a sua pergunta:
- Prescrições da medicina são patrimônio imaterial. Sim. Se pensarmos na medicina caseira, nos remédios feitos pelas nossas avós com plantas, na medicina indígena, vemos que são práticas que unem saberes de um povo.
- Patrimônios culturais não surgem da espontaneidade do povo. Correto. Apesar de as construções, as práticas, os saberes e as festas serem criados pela população, a noção de bem cultural, patrimônio e a necessidade de sua proteção surgiram depois. Museus foram criados durante a Revolução Francesa (séc. XVIII, 1789), e somente em 1975 foi criada a Convenção para o Patrimônio Cultural Mundial.
- Patrimônios materiais incluem marcos turísticos. Sim. O Cristo Redentor, por exemplo, é um patrimônio material.
- Não. Modo de fazer tem a ver com a prática, a ação de criar algo. Por isso pertence ao patrimônio imaterial.
Para saber mais sobre esse assunto, só clicar aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9497829
Na imagem abaixo, um exemplo de patrimônio material: